Projecto Experimentar a Brincar



http://moodle.escacilhastejo.org/course/category.php?id=25
O Projecto "Experimentar a Brincar", iniciado em Setembro de 2009, é um projecto colaborativo desenvolvido em parceria entre a EB 2,3 D. António da Costa, três escolas do 1.º ciclo deste Agrupamento e a Escola Secundária Cacilhas-Tejo.
No projecto são contempladas duas vertentes: uma científica que parte sempre de uma situação problema à volta da qual se desenvolve uma investigação recorrendo ao método científico, a qual será dinamizada com professores de Matemática e de Biologia e Geologia em interacção com os professores do 1.º CB e outra transversal que será desenvolvida em articulação com as respectivas professoras titulares da turma e com as Bibliotecas Escolares das escolas envolvidas.
No final da exploração de uma actividade/experiência os alunos elaborarão um relatório, o qual terá a finalidade de consolidar não só as aprendizagens adquiridas durante a actividade experimental como também o tratamento Matemático dos dados experimentais. Posteriormente, na sala de aula ou na biblioteca, realizarão outras actividades onde poderão aplicar ou ampliar as noções abordadas.
Durante todas as actividades laboratoriais os alunos aprenderão a fazer medições, utilizando múltiplos e sub-múltiplos de unidades de medida e explorarão simulações de actividades experimentais interactivas, bem como realizarão exercícios didácticos nos quadros interactivos.
As actividades experimentais desenvolvem-se no âmbito de princípios básicos de Físico-Química, Ecologia, Botânica e de Geologia e são realizadas na Escola Secundária Cacilhas -Tejo para os alunos da EB1 de Almada e na EB 2,3 D. António da Costa para os alunos da EB1 n.º 3 da Cova da Piedade e da EB1/JI da Cova da Piedade.
Com o projecto também se pretende fazer uma abordagem transversal ao conhecimento, envolvendo, de forma interdisciplinar, outras áreas como a Língua Portuguesa, a Matemática e as Expressões que será desenvolvida em articulação com as respectivas professoras titulares da turma e professoras bibliotecárias das EB1 envolvidas.
A equipa coordenadora do projecto é constituída pelas professoras Jocélia Albino, Carla Granjeia e Gregório Pirraça da ES Cacilhas-Tejo, o professor José Cruz da EB 2,3 D. António da Costa, a professora M.ª José Cruz da EB1 de Almada e as professoras bibliotecárias Margarida Pinho e Sara Cacela.