Levar - Ler – Libertar

O projecto Levar–Ler–Libertar, baseado na filosofia do movimento internacional «Bookcrossing», pretende criar no concelho de Almada e em cada escola parceira uma comunidade de leitores aliciada para o livro e para a leitura de um modo onde se alia o lúdico e o inesperado: encontrar livros em qualquer local, levá-los, lê-los e libertá-los noutros locais. Este será o ponto de partida para transformar qualquer lugar da escola ou da cidade numa biblioteca.
Dada a proximidade física e as estreitas relações de trabalho que há muito mantêm, as coordenadoras das bibliotecas escolares dos dois agrupamentos de escolas, D. António da Costa e Comandante Conceição e Silva, decidiram em conjunto elaborar este projecto em parceria, com base nos Planos de Actividades individuais de cada biblioteca.
Este projecto desenvolver-se-á em duas vertentes: no espaço de cada escola e na cidade de Almada, estando-lhe sempre subjacente a criação de uma rede de leitura e de leitores. A ideia de levar, ler e libertar livros ao acaso, em locais escolares ou públicos permitirá uma maior relação entre a população escolar e outros moradores de Almada. A partilha de livros e de leituras, feitas através de sítio próprio na internet ou em sessões de leitura, incentivará não só a divulgação de variadas obras, mas também será um contributo para dar a conhecer à população escolar e local as obras e os autores naturais ou residentes no nosso concelho.
No âmbito do projecto, já decorreram diversas reuniões de trabalho e produziu-se algum material, nomeadamente cartazes de divulgação para as escolas e espaços exteriores; logótipo do projecto; marcadores (alunos de cada escola realizaram diversos marcadores, cada qual com as explicações inerentes ao desenvolvimento do projecto); folhetos; convites para as sessões públicas de divulgação do projecto; etiquetas de identificação para os livros.
Foram também concebidos e construídos blogues específicos para cada escola parceira e uma página Web do projecto.

URL do site do projecto Levar_Ler_Libertar


Endereços dos blogues
trocalivros1blogspot.com - EB1 de Almada

trocalivros2blogspot.com - EB1/JI da Cova da Piedade

trocalivros3blogspot.com - EB1 n.º 3 da Cova da Piedade

trocalivros4blogspot.com - EB 2,3 D. António da Costa

trocalivros5blogspot.com - EB 2,3 Comandante Conceição e Silva

trocalivros6blogspot.com - EB1/JI do Laranjeiro

trocalivros7blogspot.com - EB1 do Alfeite

trocalivros8blogspot.com - EB1 n.º 1 da Cova da Piedade

trocalivros9blogspot.com - EB1 n.º 2 da Cova da Piedade