“Conta-nos uma história” Podcasts

O Concurso “Conta-nos uma história!” promovido, no âmbito do Plano Tecnológico da Educação (PTE), através da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL) tem como objectivo fomentar a realização de projectos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente as de gravação digital áudio (podcast).
Nesta página pode ouvir os trabalhos submetidos pelas nossas bibliotecas no âmbito deste concurso.

EB1 de Almada

O Rio em Perigo

A história apresentada é o reconto do livro “O Rio em Perigo” de Pierre Coran, ilustrado por Mérel. Foi contada/interpretada por todos os alunos da turma do 2.º A da EB1 de Almada, a partir de um livro (texto e ilustração a aguarela) que elaboraram em conjunto.

Este trabalho ganhou o 1º prémio em 2009, na categoria 1º e 2º Ano



O Gigante Egoísta



A história apresentada neste trabalho, teve origem num reconto oral realizado colectivamente pelos alunos da turma 3º C, da EB1 de Almada, a partir da observação e exploração das ilustrações de Fátima Afonso, do livro “O Gigante Egoísta”, de Oscar Wilde.
Na sequência desta actividade, foi escrito um texto colectivo na turma, que serviu de guião à gravação áudio. Foram também realizadas ilustrações individuais pelos alunos, das quais se seleccionou uma como sendo a imagem representativa desta história.



EB1/JI da Cova da Piedade

O feitiço da birra




Alberto era um menino cheio de birras porque teve a sorte de ter sido atingido pelo feitiço da bruxa má. Ter birras e fazer maldades enquanto todos os meninos da turma brincam, nunca dá bom resultado! Qual a solução? Talvez uma conversa entre todos resolva o problema.


História elaborada pelos alunos da sala 1 do Pré-escolar.(2009-2010)


Se eu fosse uma banana



Esta é a história de uma banana que percorre o corpo da professora Helena, depois de ter sido mastigada e engolida!




A história é contada pelos alunos do 3ºA!


O lápis e a borracha

História da autoria do 3ºA

Dez dedos dez segredos

Estas histórias são uma adaptação, de duas das muitas historias que Maria Alberta Menéres escreveu e publicou no seu livro “Dez Dedos, Dez Segredos”.

Conta o dedo maior pai-de-todos da mão direita

Estas histórias são uma adaptação, de duas das muitas historias que Maria Alberta Menéres escreveu e publicou no seu livro “Dez Dedos, Dez Segredos”.
3ºB






Conta o dedo maior pai-de-todos da mão esquerda

3ºA









EB1 n.º 3 da Cova da Piedade


Os alunos do 2º ano criaram uma história colectivamente. O conto começou a ser escrito numa turma, teve a sua continuação noutra e terminou na terceira. Trata-se de uma história passada a bordo de um navio que nos conta a aventura de alguns personagens, entre eles Hannah Montana e as peripécias que passam para desvendar o mistério do desaparecimento de umas jóias.





 Na escola, Mariana fica a saber que um pequeno tritão voltou à vida depois de ter estado durante 100 anos numa fenda de terra gelada na Sibéria. A partir de então, Mariana não pensa noutra coisa, quer ser congelada e acordar daqui a cem anos. Decide então despedir-se dos seus amigos: a formiga chamada Formiga, o cão chamado Borbulha, a ovelha e o burrinho .
( 2ºs anos)